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As Sete Linhas da Umbanda - 1375

As Sete Linhas da Umbanda

Umbanda

Organização de uma linha:

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Para entender um pouco mais as Linhas da Umbanda, temos de conhecer as linhas de vibrações. 

Uma linha ou vibração equivale a um exército de espíritos que rendem obediência a um chefe.

Este chefe representa para nós um Orixá e cabe a ele uma função no espaço.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre as sete Linhas da Umbanda!

 

1. Oxalá 

Esta linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus. É a luz refletida que coordena as demais vibrações.

As entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação. 

Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma chefia de cabeça.

Linha: Religiosa.

Sincretismo: Jesus Cristo.

Composição: Santos Católicos, povos do Oriente, mista (Pretos Velhos e Caboclos).

 

2. Iemanjá

Esta linha também é conhecida como povo D’Água.

Iemanjá significa a energia geradora, a Divina Mãe do Universo, o eterno feminino, a Divina Mãe na Umbanda. 

As entidades dessa linha gostam de trabalhar com água salgada ou do mar, fixando vibrações, de maneira serena.

Seus pontos cantados têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e nos Orixás da dita linha.

Linha: Povo D’Água.

Sincretismo: Nossa Senhora da Conceição.

Composição: Sereias, Ondinas, Orixás femininos, ninfas, caboclas dos rios, das fontes, cachoeiras e marinheiros.

 

3. Xangô

É o Orixá que coordena toda lei cármica. 

É o dirigente das almas, o senhor da balança universal que afere nosso estado espiritual.

Xangô é o Orixá da justiça. 

Seus pontos cantados são sérias invocações de imagem forte e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais como asas, montanhas, pedreiras e cachoeiras.

Linha: Justiça.

Sincretismo: São Jerônimo, São Pedro.

Composição: mista (Caboclos e Pretos velhos), policiais, juristas, advogados.

 

4. Ogum

A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, mediador dos choques consequentes do karma. 

É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e das batalhas da vida.

É a Divindade que no sentido místico protege os guerreiros.

Os caboclos de Ogum gostam de andar de um lado para o outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram vivacidade. 

Suas preces cantadas traduzem invocações  para a luta da fé, demandas, batalhas etc.

Linha: Demandas.

Sincretismo: São Jorge.

Composição: militares, caboclos, exus da lei, Eguns (almas), baianos, boiadeiros e ciganos.

 

5. Oxóssi

A vibração de Oxóssi significa ação envolvente ou circular dos viventes da terra, ou seja, o caçador das almas que atende na doutrina e na catequese. 

Sua entidade fala de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos.

Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e, geralmente, são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas.

Linha: Caboclos.

Sincretismo: São Sebastião.

Composição: caboclos e caboclas, índios e boiadeiros.

 

6. Iori 

Estas entidades altamente evoluídas, quando no plano de protetores, gostam de se sentar no chão e saborear doces, mas sem desmandos.

Seus pontos cantados são melodias alegres e em algumas vezes tristes, falando muito em papai, mamãe, céu e em mantos sagrados.

Linha – Crianças.

Sincretismo – Cosme e Damião.

Composição: Crianças (meninos e meninas de todas as raças).

 

7. Iorimá

Também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas suas manifestações.

São os Orixás velhos, verdadeiros magos que velando suas formas cármicas, revestem-se de roupagem de Pretos Velhos ensinando e praticando as verdadeiras mirongas. 

Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia em fundamentos e ensinamentos. 

Geralmente, gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando o cachimbo sempre numa ação de fixação e eliminação através de uma fumaça.

Seus fluidos são fortes porque fazem questão de “pegar bem” o aparelho e o cansam muito, principalmente membros inferiores, conservando-os sempre curvos; falam compassado e pensam bem no que dizem, raríssimo os que assumem a chefia de cabeça, mas são os auxiliares dos outros guias, o seu braço direito. 

Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um ritmo mais compassado, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade.

Linha – Pretos Velhos.

Sincretismo: São Benedito.

Composição: Pretos e Pretas Velhas de todas as nações.

Cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe. 

Cada legião se divide em sete grandes falanges as quais também têm um chefe e cada falange divide-se em sete subfalanges e assim por diante, seguindo um critério lógico.

Linhas, Legiões e Falanges

 

Cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe.

Cada legião divide-se em sete grandes falanges, que por sua vez também tem um chefe e cada falange divide-se em sete sub-falanges e assim por diante, obedecendo a um critério lógico.

 


Desde a origem da religião ouvimos falar de “Sete Linhas de Umbanda” e cada um ensinou o que era sete linhas da sua forma, mas ninguém havia ensinado o que é a essência das sete linhas que absorve em si todas as formas.
A espiritualidade através da mediunidade de Rubens Saraceni nos esclareceu que as Sete Linhas de Umbanda são as sete vibrações de Deus, pois tudo ele cria de forma sétupla, como as sete cores do arco íris em sintonia com nossos sete chacras. Isto é essência, pois na forma:
  • Para os que acham que sete linhas de Umbanda são Sete Orixás, dizemos sete Orixás são manifestadores de sete vibrações,

  • Para os que acham que sete linhas de Umbanda são sete santos católicos, dizemos sete santos se manifestam em sete vibrações,

  • Para os que dizem que sete linhas de Umbanda são sete cores do arco íris e dizemos sete cores do arco íris é a manifestação visual das sete vibrações de Deus,

  • Para os que acham que sete linhas de Umbanda são sete arcanjos, voltamos mais uma vez em sete vibrações de Deus, pois sete linhas também não cabe em uma forma mas são sim a essência de tantas interpretações.

  • Para os que acham que sete linhas de Umbanda são os sete reinos sagrados: Fogo, Terra, Ar, Água, Matas, Humanidade e as Almas.

Para entender um pouco mais a Umbanda devemos conhecer as linhas ou vibrações.

Uma linha ou vibração equivale a um grande exército de espíritos que rendem obediência a um “Chefe”.

“Chefe” representa para nós um Orixá e cabe a ele uma grande missão no espaço.

Estes nomes são sagrados e ancestrais e nomeiam os sete Orixás Maiores da Umbanda.

Estes Orixás Planetários são os sete espíritos mais elevados do planeta, e nunca encarnaram aqui.

Os Orixás Maiores não incorporam, eles têm funções de governo planetário.
Cada um deles estende suas vibrações e ordenações a mais sete entidades denominadas Orixás Menores e estas, cada uma para mais sete inferiores e assim por diante.

Veja como se organiza uma linha:

1ª Linha - Linha de Oxalá

Esta Linha representa a força máxima da Umbanda, de onde provêm o êxito de todos os trabalhos. É composta de diferentes espíritos de diferentes raças da Terra, não somente brancos e negros, entre eles os espíritos de pretos velhos, padres e freiras, cujas almas purificadas atingiram a perfeição.
  • Legião de Santo Antônio
  • Legião de São Cosme e São Damião
  • Legião de Santa Catarina
  • Legião de São Expedito
  • Legião de Santa Rita de Cássia
  • Legião de São Francisco de Assis (Semiromba-frade)
  • Legião de São Benedito ou Benzet

2ª Linha - Linha de Iemanjá

Dirigida por Iemanjá, também chamada carinhosamente de “ Dona das águas ”, “ Rainha do Mar ” e outros nomes. Tem a proteção de Oxum, dona dos lagos e cachoeiras, dos rios, da fecundação e do amor, bem como da Nanã, atuando nas águas das chuvas, realizando a limpeza da atmosfera, purificando as camadas aéreas para que tenhamos no solo, na terra, condições de vida. Composta também de espíritos de diferentes raças, de caboclos, Pretos Velhos e Exus.
  • Legião das Sereias, sob a proteção de Oxum
  • Legião das Ondinas, sob a direção de Nan&atulde;
  • Legião das Caboclas do Mar, sob a orientação de Indaiá
  • Legião das Caboclas dos Rios, sob a chefia de Iara (Entidade dos Rios)
  • Legião da Estrela Guia, sob a direção de Santa Maria Madalena
  • Legião dos Marinheiros, sob a chefia de Tarimá
  • Legião dos Calungas, dirigida poe Exu Calunga ou Calunguinha

3ª Linha - Linha de Omulu (Obaluayê)

Esta Linha é dirigida por Omulu (Obaluayê), que detém o poder sobre os corpos vivos ou mortos. Senhor da morte, tem seu trono assentado no Cruzeiro dos cemitérios. Esta Linha é constituída de espíritos de médicos e cientistas, Caboclos, Pretos Velhos, Exus e Médiuns Curadores
  • Legião de José de Arimatéia, integrada pelas Falanges de Médicos e Cientistas
  • Legião de São Cipriano, integrada pelas Falanges de magias
  • Legião de Caboclos, integradas por Falanges de Caboclos oriundos de todas as raças
  • Legião dos Pretos Velhos, integradas por Falanges de Preto Velhos oriundos de todas as raças
  • Legião dos Povos Orientais, constituídas por Falanges de espíritos evoluídos de todo o Oriente
  • Legião dos Médiuns Curadores, integrada por médiuns cuja mediunidade é curadora, aqueles que são magnetizadores, são mais ou menos aptos a curar através das mãos
  • Legião de Exu Curadô, constituída de falanges de Exus sob o comando de Exu Curadô (MARAMAEL)

 4ª Linha - Linha de Ogum

Esta Linha, dirigida por Ogum (São Jorge), “Orixá da Guerra”, cujas Legiões são chefiadas por guerreiros de diversas raças, constituídas de Caboclos, Preto Velhos e Exus, invoca as demandas espirituais.
  • Legião de Ogum Beira-mar, aliada ao povo do mar
  • Legião de Ogum Malei, aliada à Linha de Malei (Povo de Exu)
  • Legião de Ogum Megê, aliada ao povo Megê (negros africanos)
  • Legião de Ogum Naruê, aliada ao povo Naruê (escravos de várias raças)
  • Legião de Ogum Nagô, aliado ao povo de ganga (Linha de Nagô)
  • Legião de Ogum Iara, aliada ao povo dos rios (Caboclos)
  • Legião de Ogum Rompe-Mato, aliada a Oxossi e seu povo da mata

5ª Linha - Linha de Oxossi

Esta Linha é chefiada por Oxossi, “Orixá das Matas”, “Orixá da Fartura” constituída de grandes entidades espirituais, espíritos puros que amparam os sofredores utilizando o processo de “Passes” e praticando a cura através das ervas, aplicadas por caboclos, com o auxílio dos exus das matas.
  • Legião do Caboclo das Sete Encruzilhadas (ou Caboclo das 7 Matas), que dirige as Falanges dos povos das florestas, tais como os espíritos das tribos Aimorés, Tupi, Tupiniquins e etc...
  • Legião de Araribóia, chefiada pelo Cacique Araribóia
  • Legião de Urubatão, chefiada pelo Caboclo Urubatão
  • Legião da Cabocla Jurema, chefiada pela Cabocla Jurema
  • Legião dos Tamoios, chefiado por Grajaúna
  • Legião dos Guaranis, chefiada por Araúna
  • Legião dos Peles-Vermelhas, chefiados por Águia Branca, integrando as Falanges de índios Chippeway, Sioux e etc...

6ª Linha - Linha de Xangô

Esta Linha dirigida por Xangô, “Orixá do Fogo” sob a orientação de São Jerônimo, também denominado Orixá da Justiça, impõe a justiça, dando castigo a quem merecer. É a Linha na qual aqueles que foram humilhados, serão elevados espiritualmente, os que castigaram, serão castigados e os que se enalteceram, serão rebaixados.
  • Legião de Iansã, chefiada por Santa Bárbara
  • Legião do Caboclo Ventania (ou dos Ventos)
  • Legião do Caboclo das Cachoeiras
  • Legião do Caboclo Sete Montanhas
  • Legião do Caboclo Pedra Branca
  • Legião do Caboclo Cobra-Coral
  • Legião dos Pretos Velhos, integradas por Falanges de todas as raças e dos povos de Quenquelê

7ª Linha - Linha das Almas

Dirigida por Dom Miguel, que no sincretismo católico corresponde ao Arcanjo Sõo Miguel, integrada por Omulu (Obaluayê)
  • Legião de Pai Cambinda, integrado pelas Falanges do Povo da Costa
  • Legião de Pai José D'Angola, integrado pelas Falanges do Povo D'Angola
  • Legião de Pai Congo (ou Rei Congo), integrada pelas Falanges do Povo do Congo
  • Legião de Pai Jerônimo, integrada pelas Falanges do Povo da Moçambique
  • Legião de Pai Francisco, integrada pelas Falanges do Povo da Loanda
  • Legião de Pai Benguela, integrada pelas Falanges do Povo de Benguela
  • Legião de Pai Guiné, integrada pelas Falanges do Povo de Guiné

Resumo das 7 Linhas de Umbanda

  • 1ª Linha de Oxalá - que representa a paz, a tranqüilidade
  • 2ª Linha de Iemanjá - que representa a procriação
  • 3ª Linha de Omulu (Obaluayê) - que representa a saúde
  • 4ª Linha de Ogum - que representa a luta, a demanda
  • 5ª Linha de Oxossi - que representa o trabalho, a fartura
  • 6ª Linha de Xangô - que representa a justiça
  • 7ª Linha das Almas - que representa a humildade, a bondade


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