Interessantes considerações de Kardec sobre os adeptos do Espiritismo:
Doutrina Espírita

Acesse livros espiritualistas online Aqui!
# AJUDE A COMPARTILHAR ESTE ARTIGO...
Tudo que você pensa, sente, fala e faz, está GRAVADO ...Veja Aqui!
"Entre os espíritas reais — os que constituem o verdadeiro corpo dos aderentes — há certas distinções a fazer.
Em primeira linha deve-se colocar os adeptos de coração, animados de uma fé sincera, que compreendem o objetivo e o alcance da doutrina e lhe aceitam todas as consequências para si mesmos; seu devotamento é a toda prova e sem segunda intenção; os interesses da causa, que são os da Humanidade, lhes são sagrados e jamais os sacrificam a uma questão de amor-próprio ou de interesse pessoal.
Para eles o lado moral não é simples teoria: esforçam-se por pregar pelo exemplo; não só têm a coragem de sua opinião: disto fazem uma glória e, se necessário, sabem pagar com sua pessoa.
Em seguida vêm os que aceitam a ideia como filosofia, porque lhes satisfaz à razão, mas cuja fibra moral não é suficientemente tocada para compreender as obrigações que a doutrina impõe aos que a assimilam.
O homem velho está sempre lá e a reforma de si mesmos lhes parece uma tarefa por demais pesada; mas como não estão menos firmemente convencidos, entre eles encontram-se propagadores e defensores zelosos.
Depois há as pessoas levianas, para quem o Espiritismo está todo inteiro nas manifestações.
Para estes é um fato, e nada mais; o lado filosófico passa despercebido; o atrativo da curiosidade é o seu principal móvel: extasiam-se perante um fenômeno e ficam frios diante de uma consequência moral.
Finalmente, há o número ainda muito grande dos espíritas mais ou menos sérios, que não puderam colocar-se acima dos preconceitos e do que dirão, contidos pelo temor do ridículo; aqueles que considerações pessoais ou de família, com interesses por vezes respeitáveis a gerir, de algum modo são forçados a manter-se afastados.
Todos esses, numa palavra, que por uma causa ou por outra, boa ou má, não se põem em evidência.
A maior parte não desejaria mais do que se confessar, mas não ousam ou não o podem.
Isto virá mais tarde, à medida que virem outros fazê-lo e que não houver perigo; serão os espíritas de amanhã, como outros são os da véspera.
Todavia, não se pode exigir muito deles, porque é preciso uma força de caráter que não é dada a todos, para enfrentar a opinião em certos casos.
É preciso, pois, levar em conta a fraqueza humana.
O Espiritismo não tem o privilégio de transformar subitamente a Humanidade e se nos podemos admirar de alguma coisa, é do número de reformas que ele já operou em tão pouco tempo; enquanto nuns, onde ele encontra o terreno preparado, entra, por assim dizer, de uma vez, noutros só penetra gota-a-gota, conforme a resistência que encontra no caráter e nos hábitos.
[...]
Uma observação ao mesmo tempo interessante e instrutiva é a da proporção dos adeptos segundo as categorias.
Essa proporção variou sensivelmente e se modifica em razão dos progressos da doutrina.
Mas neste momento pode ser avaliada, aproximadamente, da maneira seguinte:
1ª categoria — espíritas completos, de coração e devotamento: 10%;
2ª categoria — espíritas incompletos, buscando mais o lado científico que o lado moral: 25%;
3ª categoria — espíritas levianos, os que só se interessam pelos fatos materiais: 5% (esta proporção era inversa há dez anos);
4ª categoria — espíritas não confessos ou que se ocultam: 60%."
- Allan Kardec
(Revista Espírita, julho de1866, "Do projeto de Caixa Geral...")
Veja também:
BONS PENSAMENTOS, BONS SENTIMENTOS, BOAS PALAVRAS, BOAS AÇÕES!
Quer a proteção de Deus? Saiba como AQUI! ...
