Featured

Interessantes considerações de Kardec sobre os adeptos do Espiritismo: - 2677

Interessantes considerações de Kardec sobre os adeptos do Espiritismo:

Doutrina Espírita


 


Acesse livros espiritualistas online Aqui!

# AJUDE A COMPARTILHAR ESTE ARTIGO... 

Tudo que você pensa, sente, fala e faz, está GRAVADO ...Veja Aqui!


"Entre os espíritas reais — os que constituem o verdadeiro corpo dos aderentes — há certas distinções a fazer.

 

Em primeira linha deve-se colocar os adeptos de coração, animados de uma fé sincera, que compreendem o objetivo e o alcance da doutrina e lhe aceitam todas as consequências para si mesmos; seu devotamento é a toda prova e sem segunda intenção; os interesses da causa, que são os da Humanidade, lhes são sagrados e jamais os sacrificam a uma questão de amor-próprio ou de interesse pessoal.

 

Para eles o lado moral não é simples teoria: esforçam-se por pregar pelo exemplo; não só têm a coragem de sua opinião: disto fazem uma glória e, se necessário, sabem pagar com sua pessoa.

 

Em seguida vêm os que aceitam a ideia como filosofia, porque lhes satisfaz à razão, mas cuja fibra moral não é suficientemente tocada para compreender as obrigações que a doutrina impõe aos que a assimilam.

 

O homem velho está sempre lá e a reforma de si mesmos lhes parece uma tarefa por demais pesada; mas como não estão menos firmemente convencidos, entre eles encontram-se propagadores e defensores zelosos.

 

Depois há as pessoas levianas, para quem o Espiritismo está todo inteiro nas manifestações.

 

Para estes é um fato, e nada mais; o lado filosófico passa despercebido; o atrativo da curiosidade é o seu principal móvel: extasiam-se perante um fenômeno e ficam frios diante de uma consequência moral.

 

Finalmente, há o número ainda muito grande dos espíritas mais ou menos sérios, que não puderam colocar-se acima dos preconceitos e do que dirão, contidos pelo temor do ridículo; aqueles que considerações pessoais ou de família, com interesses por vezes respeitáveis a gerir, de algum modo são forçados a manter-se afastados.

 

Todos esses, numa palavra, que por uma causa ou por outra, boa ou má, não se põem em evidência.

 

A maior parte não desejaria mais do que se confessar, mas não ousam ou não o podem.

 

Isto virá mais tarde, à medida que virem outros fazê-lo e que não houver perigo; serão os espíritas de amanhã, como outros são os da véspera.

 

Todavia, não se pode exigir muito deles, porque é preciso uma força de caráter que não é dada a todos, para enfrentar a opinião em certos casos.

 

É preciso, pois, levar em conta a fraqueza humana.

 

O Espiritismo não tem o privilégio de transformar subitamente a Humanidade e se nos podemos admirar de alguma coisa, é do número de reformas que ele já operou em tão pouco tempo; enquanto nuns, onde ele encontra o terreno preparado, entra, por assim dizer, de uma vez, noutros só penetra gota-a-gota, conforme a resistência que encontra no caráter e nos hábitos.

[...]

 

Uma observação ao mesmo tempo interessante e instrutiva é a da proporção dos adeptos segundo as categorias.

 

Essa proporção variou sensivelmente e se modifica em razão dos progressos da doutrina.

 

Mas neste momento pode ser avaliada, aproximadamente, da maneira seguinte:

 

1ª categoria — espíritas completos, de coração e devotamento: 10%;

 

2ª categoria — espíritas incompletos, buscando mais o lado científico que o lado moral: 25%;

 

3ª categoria — espíritas levianos, os que só se interessam pelos fatos materiais: 5% (esta proporção era inversa há dez anos);

 

4ª categoria — espíritas não confessos ou que se ocultam: 60%."

 

- Allan Kardec

(Revista Espírita, julho de1866, "Do projeto de Caixa Geral...")



Veja também:
 
 
 
 
 
 
 

BONS PENSAMENTOS, BONS SENTIMENTOS, BOAS PALAVRAS, BOAS AÇÕES!

Quer a proteção de Deus?  Saiba como AQUI! ...


 

Menu Principal