Featured

Sepulcro Caiado - Médiuns em Catarse e Médiuns em Terapia - 881

Sepulcro Caiado - Médiuns em Catarse e Médiuns em Terapia

Canal Arcas Ramatis

 

Palestra ministrada por Tonny Robert sobre “Sepulcro Caiado - Médiuns em Catarse e Médiuns em Terapia”.

 


Acesse livros espiritualistas online Aqui!

# AJUDE A COMPARTILHAR ESTE ARTIGO... 

Tudo que você pensa, sente, fala e faz, está GRAVADO ...Veja Aqui!


No Espiritismo, a expressão “sepulcro caiado” é usada em referência ao ensino de Jesus, registrado no Evangelho (Mateus 23:27), quando Ele repreende os fariseus e escribas por sua hipocrisia: por fora, mostravam aparência de pureza e religiosidade, mas, por dentro, estavam cheios de orgulho, egoísmo e intenções negativas.

Sentido espírita:

  • O “sepulcro caiado” simboliza a dissimulação moral, quando alguém aparenta virtude, mas não cultiva valores verdadeiros no íntimo.

  • Mostra a necessidade da coerência entre o exterior e o interior, entre discurso e prática, entre fé e obras.

  • O Espiritismo ensina que o verdadeiro progresso espiritual não se mede por rituais, cargos ou aparência, mas pela transformação moral do Espírito, refletida em pensamentos, sentimentos e atitudes.

Obras espíritas tratam do tema:

  • O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, item 12, lembra que a prece e a religiosidade não podem ser apenas palavras externas, mas devem vir do coração sincero.

  • Emmanuel, através de Chico Xavier, comenta que o “sepulcro caiado” representa os que vivem “de fachada”, sem esforço real de reforma íntima, esquecendo que a vida espiritual revela o que se oculta dos homens.

Assim, chamar alguém de “sepulcro caiado”, sob a ótica espírita, é advertir contra a falsa aparência de bondade ou santidade, lembrando que, no plano espiritual, não há como esconder o que realmente somos.

 

Acesse ao Canal Arcas Ramatis no Youtube Aqui!

 

 

Referências:

- A BIBLIA SAGRADA. - KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Tradução Salvador Gentile. Editora IDE.

- OLIVEIRA, Wanderley Soares de. Os Dragões. Pelo espirito Maria Modesto Cravo. Editora Dufaux.

- OLIVEIRA, Wanderley Soares de. Quem perdoa liberta. Pelo espirito José Mario. Editora Dufaux.

- OLIVEIRA, Wanderley Soares de. Servidores da Luz: na transição planetária. Pelo espirito José Mario. Editora Dufaux.

Menu Principal