Featured

A Caminho da Luz - 2151

A Caminho da Luz - Áudio Livro e PDF
Livros

Enfoca, desde a gênese planetária até as perspectivas para o futuro da humanidade, abordando temas como: os primeiros habitantes da Terra, povos e religiões do passado, Império Romano e Revolução Francesa.

Esclarece que os Espíritos sempre zelaram pelo desenvolvimento humano e o orientaram, de acordo com os desígnios da divina misericórdia.


# Ajude a compartilhar este artigo!

Tudo que você pensa, sente, fala e faz, está GRAVADO ...Veja Aqui!

 

Baixe o livro em PDF Aqui!


Ano - 1939 / Editora - FEB 

 

Quem busca compreender nosso mundo e penetrar nas origens do planeta vai encontrar neste livro a resposta.

Dos eventos, fatos, situações e personagens que, através do tempo, balizaram a nossa marcha, o autor espiritual destacou os mais relevantes e os apresenta em notável trabalho de síntese.

Narra a história da civilização à luz do Espiritismo, mostrando a verdadeira posição do Evangelho do Cristo em face das religiões e filosofias terrenas.

Trata dos primeiros habitantes da Terra, perpassando as páginas históricas dos povos, dos grandes impérios e das mutações que se sucedem na direção do futuro.

Emmanuel demonstra que, por determinismo divino, estamos todos a caminho da Luz.

 

Antelóquio:

Meus amigos, que Deus vos conceda paz.

É-me grata a vossa palestra a respeito dos nossos trabalhos.

Esperamos e supliquemos a bênção do Alto para o nosso esforço.

Dando seguimento aos nossos estudos, procuremos esforçar-nos por mostrar a verdadeira posição do Evangelho do Cristo, tanta vez incompreendida aí no mundo, em face das religiões e das filosofias terrenas.

Não deverá ser este um trabalho histórico.

A história do mundo está compilada e feita.

Nossa contribuição será à tese religiosa, elucidando a influência sagrada da fé e o ascendente espiritual, no curso de todas as civilizações terrestres.

O livro do irmão Humberto foi à revelação da missão coletiva de um país; nosso esforço consistirá, tão somente, em apontamentos à margem da tarefa de grandes missionários do mundo e de povos que já desapareceram, esclarecendo a grandeza e a misericórdia do Divino Mestre.

Vamos esperar os dias próximos, quando tentaremos realizar nossos planos humildes de trabalho.

Que Deus vos conceda a todos tranquilidade e saúde, e a nós as possibilidades necessárias.

Muito vos agradeço o concurso de cada um no esforço geral.

Trabalhemos na grande colmeia da evolução, sem outra preocupação que não seja a de bem servir.

Àquele que, das Alturas, sabe de todas as nossas lutas e lágrimas.

Confiemos nEle.

Do seu coração augusto e misericordioso parte a fonte da luz e da vida, da harmonia e da paz para todos os corações.

Que Ele vos abençoe.

Emmanuel

(Pedro Leopoldo, 17 de julho de 1938) 

 Índice

I - A GÊNESE PLANETÁRIA A Comunidade dos Espíritos Puros. - A Ciência de todos os tempos. - Os primeiros tempos do orbe terrestre. - A criação da Lua. - A solidificação da Matéria. - O Divino Escultor. - O verbo na criação terrestre.

II - A VIDA ORGANIZADA As construções celulares. - Os primeiros habitantes da Terra. - A elaboração paciente das formas. - As formas intermediárias da Natureza. - Os ensaios assombrosos. - Os antepassados do homem. - A grande transição.

III - AS RAÇAS ADÂMICAS O Sistema de Capela. - Um mundo em transições. - Espíritos exilados na Terra. - Fixação dos caracteres raciais. - Origem das raças brancas. - Quatro grandes povos. - As promessas do Cristo.

 IV - A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Os egípcios. - A ciência secreta - O Politeísmo simbólico. - O culto da morte e a metempsicose. - Os egípcios e as ciências psíquicas. - As Pirâmides - Redenção.

V - A ÍNDIA A organização hindu. - Os arianos puros. - O expansionismo dos Árias. - Os Mahatmas. - As castas. - Os rajás e os párias. - Em face de Jesus.

 VI - A FAMÍLIA INDO-EUROPÉIA As migrações sucessivas. - A ausência de notícias históricas. - A grande virtude dos Árias europeus. - O Mediterrâneo e o Mar do Norte. - Os nórdicos e os mediterrânicos. - Origem do racionalismo. - As advertências do Cristo.

 VII - O POVO DE ISRAEL Israel. - Moisés. - O Judaísmo e o Cristianismo. - O Monoteísmo. - A escolha de Israel. - A incompreensão do Judaísmo. - No porvir.

 VIII - A CHINA MILENÁRIA A China. - A cristalização das idéias chinesas. - Fo-Hi. - Confúcio e Lao-Tsé. - O Nirvana. - A China atual. - A edificação do Evangelho.

 IX - AS GRANDES RELIGIÕES DO PASSADO As primeiras organizações religiosas. - Ainda as raças adâmicas. - A gênese das crenças religiosas. - A unidade substancial das religiões. - As revelações gradativas. - Preparação do Cristianismo. - O Cristo inconfundível.

 X - A GRÉCIA E A MISSÃO DE SÓCRATES Nas vésperas da maioridade terrestre. - Atenas e Esparta. - Experiências necessárias. - A Grécia. - Sócrates. - Os discípulos. - Provação coletiva da Grécia.

 XI - ROMA O povo etrusco. - Primórdios de Roma. - Influências decisivas. - Os patrícios e os plebeus. - A família romana. - As guerras e a maioridade terrestre. - Nas vésperas do Senhor.

XII - A VINDA DE JESUS A manjedoura. - O Cristo e os essênios. - Cumprimento das profecias de Israel. - A grande lição. - A palavra divina. - Crepúsculo de uma civilização. - O exemplo do Cristo.

 XIII - O IMPÉRIO ROMANO E SEUS DESVIOS Os desvios romanos. - Os abusos da autoridade e do poder. - Os chefes de Roma. - O século de Augusto. - Transição de uma época. - Provações coletivas dos judeus e dos romanos. - Fim da vaidade humana.

 XIV - A EDIFICAÇÃO CRISTÃ Os primeiros cristãos. - A propagação do Cristianismo. - A redação dos textos definitivos. - A missão de Paulo. - O Apocalipse de João. - Identificação da besta apocalíptica. - O roteiro de luz e de amor.

 XV - A EVOLUÇÃO DO CRISTIANISMO Penosos compromissos romanos. - Culpas e resgates dolorosos do homem espiritual. - Os mártires. - Os apologistas. - O jejum e a oração. - Constantino. - O Papado.

 XVI - A IGREJA E A INVASÃO DOS BÁRBAROS Vitórias do Cristianismo. - Primórdios do Catolicismo. - A Igreja de Roma. - A destruição do Império. - A invasão dos bárbaros. - Razões da Idade Média. - Mestres do amor e da virtude.

 XVII - A IDADE MEDIEVAL Os mensageiros de Jesus. - O Império Bizantino. - O Islamismo. - As guerras do Islã. - Carlos Magno. - O Feudalismo. - Razões do Feudalismo.

 XVIII - OS ABUSOS DO PODER RELIGIOSO Fases da Igreja Católica. - Gregório VII. - As advertências de Jesus. - Francisco de Assis. - Os Franciscanos. - A Inquisição. - A obra do Papado.

XIX - AS CRUZADAS E O FIM DA IDADE MÉDIA As primeiras Cruzadas. - Fim das Cruzadas. - O esforço dos emissários do Cristo. - Pobreza intelectual. - Renascimento. - Transmigrações de povos. - Fim da idade medieval.

 XX - RENASCENÇA DO MUNDO Movimentos regeneradores. - Missão da América. - O Plano Invisível e a colonização do Novo Mundo. - Apogeu da Renascença. - Renascença religiosa. - A Companhia de Jesus. - Ação do Jesuitismo.

 XXI - ÉPOCA DE TRANSIÇÃO As lutas da Reforma. - A Invencível Armada. - Guerras religiosas. - A França e a Inglaterra. - Refúgio da América. - Os Enciclopedistas. - A Independência americana.

 XXII - A REVOLUÇÃO FRANCESA A França no século XVIII. - Época de sombras. - Contra os excessos da revolução. - O período do Terror. - A Constituição. - Napoleão Bonaparte. - Allan Kardec.

 XXIII - O SÉCULO XIX Depois da Revolução. - Independência política da América. - Allan Kardec e os seus colaboradores. - As ciências sociais. - A tarefa do missionário. - Provações coletivas na França. - Provações da Igreja.

 XXIV - O ESPIRITISMO E AS GRANDES TRANSIÇÕES A extinção do cativeiro. - O Socialismo. - Restabelecendo a verdade. - Defecção da Igreja Católica. - Lutas renovadoras. - A América e o futuro. - Jesus

XXV - O EVANGELHO E O FUTURO


BONS PENSAMENTOS, BONS SENTIMENTOS, BOAS PALAVRAS, BOAS AÇÕES!
 

  

Menu Principal