Home O Corpo Humano
Corpos - Hardware

 

O Corpo Humano é comparado a um computador (hardware) onde o Espírito se instala, como um software.

O Corpo Humano foi desenvolvido pelo Espírito e é aperfeiçoado e atualizado constantemente pelos Pensamentos, Sentimento, Palavras e Ações.


Um Software necessita de um determinado tipo de Hardware para rodar, Um Espírito necessita de um determinado Corpo Físico para encarnar.


O Espírito molda seu próprio Corpo Físico de acordo com a bagagem existencial adquirida através de suas diversas vivências encarnatórias em seus milênios de existência.

 

Evolução no Tempo


É assim que dos organismos monocelulares aos organismos complexos, em que a inteligência disciplina as células, colocando-as a seu serviço, o ser viaja no rumo da elevada destinação que lhe foi traçada do Plano Superior, tecendo com os fios da experiência a túnica da própria exteriorização, segundo o molde mental que traz consigo, dentro das leis de ação, reação e renovação em que mecaniza as próprias aquisições, desde o estímulo nervoso à defensiva imunológica, construindo o centro coronário, no próprio cérebro, através da reflexão automática de sensações e impressões, em milhões e milhões de anos, pelo qual, com o Auxílio das Potências Sublimes, que lhe orientam a marcha, configura os demais centros energéticos do mundo íntimo, fixando-os na tessitura da própria alma.

 

Contudo, para alcançar a idade da razão, com o título de homem, dotado de raciocínio e discernimento, o ser, automatizado em seus impulsos, na romagem para o reino angélico, despendeu para chegar aos primórdios da época quaternária, em que a civilização elementar do silex denuncia algum primor de técnica, nada menos que ...


um bilhão e meio de anos.

 

Isso é perfeitamente verificável na desintegração natural de certos elementos radioativos na massa geológica do Globo.


E entendendo-se que a Civilização aludida floresceu há mais ou menos duzentos mil anos, preparando o homem, com a bênção do Cristo, para a responsabilidade, somos induzidos a reconhecer o caráter recente dos conhecimentos psicológicos, destinados a automatizar na constituição fisiopsicossomática do espírito humano as aquisições morais que lhe habilitarão a consciência terrestre a mais amplo degrau de ascensão à Consciência Cósmica.


* (Na Esfera Espiritual, em que estagiamos, o elétron é também partícula atômica dissociável.  - Nota de André Luiz)

* As expressões "Plano Físico" e "Plano Extrafísico", largamente usadas nestas páginas, foram utilizadas por nós, à falta de termos mais preciosos que designem as esferas de evolução para os Espíritos encarnados e desencarnados, pertencentes ao "habitat" planetário. - Nota de André Luiz.


(Evolução em Dois Mundos, III, André Luiz/Chico Xavier/Waldo Vieira, FEB).


O corpo humano é realização paciente da Sabedoria Divina, nos milênios, templo da alma, em temporário aprendizado na Terra.


Até agora, de modo geral, o homem não tem sabido colaborar na preservação e na sublimação do castelo físico.


Enquanto jovem, estraga-lhe as possibilidades, de fora para dentro, desperdiçando-as impensadamente,  e, tão logo se vê prejudicado por si mesmo ou prematuramente  envelhecido,  confia-se à rebelião,  destruindo-o de dentro para fora, a golpes mentais de revolta injustificável e desespero inútil.


Dia surge, porém, no qual o homem reconhece a grandeza do templo vivo em que se demora no mundo e suplica o retorno a ele, como trabalhador faminto de renovação, que necessita de adequado instrumento à conquista do abençoado salário do progresso moral para a suspirada ascensão às Esferas Divinas.


A mente de Deus cria sem cessar, e a mente humana, por sua vez, é co-criadora,  preservando ou torpedeando as células da organização física, tanto quanto delicados equipamentos psíquicos.


A saúde, desse modo, além de decorrer dos compromissos cármicos em pauta, resulta das ondas mentais elaboradas e mantidas.


Sendo cada célula portadora de uma “consciência individual”, ela vibra ao ritmo da consciência do ser, que lhe oferece as energias que lhe dão vida ou que lhe produzem desarmonia.


corpo humano não deixa de ser a mais importante moradia para nós outros, quando compelidos à permanência na Crosta.


Não podemos esquecer que o próprio Divino Mestre classificava-o como templo do Senhor.

 

O corpo humano contém cerca de 100 trilhões de células.

 

Ou seja, você tem cerca de 100 trilhões de seres sob seu comando e responsabilidade.

 

Principais Componentes das Células


  • Água - 85%
  • Proteínas - 10%
  • ADN (DNA) - 0,4%
  • ARN (RNA) - 0,7%
  • Lípidos - 2%
  • Outros compostos orgânicos - 0,4 %
  • Outros compostos inorgânicos - 1,5%




O tamanho de célula típico é o de 10 µm (micrometro)


O corpo humano tem em média 70% de água.
Veja também